Casos de uso IOTA: Doações pequenas se tornam viáveis

Ontem eu estava pensando nas possibilidades da IOTA / Tangle e tive uma ideia que achei interessante compartilhar.
Claro que não devo ser o único a ter pensado nisso, mas abre uma discussão muito interessante sobre  doações de dinheiro.

iota coin token tangle doação donation

A ideia: Ser pago por cada visualização de página

O navegador ter um sistema que recebe o endereço da carteira IOTA do dono do site. O visitante pode escolher (rapidamente num clique) pagar por uma quantia minúscula (algumas iotas) a cada visualização de página, assim causando uma doação contínua ao dono do site.

Imagine que o visitante escolheu/aceitou pagar 1.000 iotas por cada visualização de página (no momento em que estou escrevendo isso, 0,00154 reais, ou seja, somente um décimo de centavo). Se seu site tem 100.000 visualizações de página por mês, você teria 154 reais por mês.

Isso com somente um décimo de centavo!

Se cada visitante faz 2 visualizações no seu site todos os dias no mês (realmente, imaginando que todos os visitantes te amam e visitam todos os dias), cada visitante iria gastar somente 0.0924 reais.

Isso mesmo, menos de 10 centavos por mês!

O visitante não sente nenhuma falta de 10 centavos, ele poderia fazer isso com 10 sites e iria gastar somente 1 real por mês, isso ajudando 10 sites que ele gosta.

Lembrando que a ideia é que o visitante não precise se importar com isso, é uma "inscrição constante" invisível ao visitante — o que é a ideia dos desenvolvedores do IOTA, que desejam que IOTA esteja na vida das pessoas sem que elas percebam.

Segundo exemplo: se todos pagassem 10.000 iotas (atualmente 0,0154 reais, ou seja, somente 1 centavo!), o dono do site teria 1.540 reais por mês! E cada visitante teria gasto menos de 1 real por mês ajudando o site que ele gosta.

Eu fiz as contas no meu site (MixMods), e se isso se tornasse realidade, no primeiro exemplo (que é super conservador e provável se tornar realidade) eu teria 1,232 mil reais por mês (eu poderia viver do meu site!) e o segundo exemplo eu teria 12,320 mil reais por mês (eu seria a pessoa mais feliz do mundo!), isso, com cada visitante gastando menos de 10 centavos / 1 real por mês! Como eu disse, ninguém sente falta de 10 centavos ou 1 real por mês, é uma quantia insignificante, e está ajudando um site que ele visita.

Você inclusive poderia dar algo em troca, por exemplo a pessoa pagar 1.000 iotas por visualização (o primeiro exemplo) para desativar os anúncios do seu site.

E desativar os anúncios em troca disso realmente te traz muito lucro.

Fazendo a comparação, uma pessoa pagar 1.000 iotas por visualização é receber 1.54 reais cada mil visualizações. Se você tem site e já procurou por anúncios CPM de banners, você deve estar ficando louco aqui! Pois anúncios CPM geralmente pagam menos de 50 centavos cada mil (o valor varia muito, principalmente com o assunto do site). Além de lucro para você, o visitante estaria visitando um site limpo, sem anúncios, em troca de menos de 10 centavos por mês.

Terminando aqui, como você pode ver, não só "visualizações de página", mas também de vídeos ou quaisquer outras coisas que você possa imaginar como "doação contínua por pequenas ações".

Nota: Tudo isso imaginando em um ambiente futuro onde, pelo aumento de uso, IOTA seja menos volátil (o preço não fique mudando demais), já que atualmente em 1 mês o preço de 1 miota pode variar drasticamente. Mas por enquanto basta a ferramenta cobrar fazendo a conversão a partir de reais.

Quando isto pode se tornar realidade?

Na minha opinião é bem provável que aconteça num futuro próximo mas gradual, e para existir basta duas coisas:
  • A tal ferramenta do navegador / site existir — muito fácil
  • As pessoas serem gentis o bastante para aceitar a doação contínua — médio
O primeiro ponto é indiscutível, até você pode fazer a tal ferramenta, basta aprender como desenvolver, e parece ser fácil.
O segundo ponto é altamente provável que pessoas gentis doando pequenas quantias de dinheiro na internet seja cada vez mais comum no futuro.

Por quê?
Mesmo com poucos meses de vida, a IOTA já está tornando isso uma realidade.

No Reddit está se tornando cada vez mais comum doações de baixas quantias, o que inclui até um bot que automatiza o processo:

Já que IOTA proporciona taxa 0, as pessoas se sentem livres em doar pequenas quantias por pequenas coisas, como por ter postado alguma coisa interessante, por ter ajudado em alguma dúvida etc.

Como por exemplo aqui, o autor recebeu várias pequenas doações, e em somente 9 horas arrecadou quase 2 dólares! Se existisse taxa, com certeza ele não teria recebido nenhuma doação, pois taxas deixam pequenas doações inviáveis.

Assim como antigamente eu recebi uma doação de uns 3 reais no PayPal... sobrou somente 37 centavos!!!
O que foi isso? A doação foi para mim ou para o PayPal?

O fato de não existir taxa na IOTA / Tangle abre a possibilidade de pequenas doações para pequenas coisas, e isso é lindo, você pode dar alguns centavos para aquela pessoa que simplesmente te respondeu uma dúvida, que postou alguma coisa interessante etc.

Imagine por exemplo um fórum ou blog com um botão de agradecimento que, a cada vez que você clica, é doado uma quantia de X iotas para o postador.

O que você paga é exatamente o que você paga e o outro recebe.

Assim como você pode me doar alguma pequena quantia de iota / miota por ter feito esta postagem. Por que não?




Atualização:
1 dia após eu ter escrito esta postagem, sem querer eu descobri que já fizeram!!!
IOTA AdBlock
Os princípios são os mesmos que falei, mas há detalhes que poderiam ser melhorados para ficar mais próximo da ideia que dei aqui. Penso em futuramente usá-lo aqui no site :)



Próximo
« Próximo
Anterior
Anterior »