Dá para ficar rico com IOTA?

Já deixando claro que, aqui, eu não desejo vender esperança, e sim realidade.

Antes de começar é importante explicar rapidamente...:


Por que uma moeda valoriza?

Uma criptomoeda, assim como outros bens, tem oferta e demanda, ou seja, quanto mais pessoas desejam, mais caro elas pagariam por aquilo, portanto o valor sobe, e vice versa.

(basta ninguém mais pagar caro por um iPhone que o preço cairá, viu como é simples?)

Então é isso: quanto mais desejo, mais valor, e vice versa.

O problema é que principalmente no mundo das criptomoedas, os valores refletem muito em especulações, mas com a adoção isso tende a mudar e refletir no mercado.

Se você compra uma coisa que hoje vale 1 dólar e no futuro valer 3 dólares, você lucrou 2 dólares... ou vice versa!

Assim como outros fatores, como a quantidade existente, que falarei agora:


Como o valor é calculado?

A quantidade de unidades circulando muda a contagem de valor.

Eu quero que você preste muito atenção aqui, pois muitas pessoas não entendem isso!

No exemplo da criptomoeda IOTA, temos 2.779.530.283 miotas (3 bilhões de miotas). É um número gigantesco, por este motivo, a contagem de valor é baixa.
No exemplo da criptomoeda Bitcoin, temos 16.612.237 bitcoins (16 milhões de bitcoins). É um número pequeno, por este motivo, a contagem de valor é alta.

Portanto, facilmente 1 bitcoin (no momento em que escrevo isso) vale 20 mil reais, mas imaginar 1 miota valendo 20 mil reais é loucura.

Do mesmo modo que 1 satoshi (que é uma fração de bitcoin, caso você não saiba) vale pouquíssimo, pois é necessário 100.000.000 satoshis para você ter 1 bitcoin.

Simplesmente isso, não está tecnicamente certo, mas coloque na sua cabeça que isso são somente contagens.

Então como definimos se uma moeda vale muito ou pouco?

Market cap! (valor de mercado)

Se por exemplo 1 miota vale 1 dólar e temos 2,7 bilhões de miotas, então quer dizer que o market cap é de 2,7 bilhões de dólares. Simples, não?

Ou seja, se você quer olhar para a maturidade de uma criptomoeda, olhe para o market cap dela (nem sempre).
Várias pessoas iniciantes olham para o valor para definir se uma moeda é madura ou não, o que não faz sentido, já que isso são contagens. É como pensar que 3,23 reais vale mais do que 1 dólar (sendo que neste momento o 1 dólar está valendo 3,23 reais).

Por exemplo, no momento em que escrevo isso, 1 iota vale uma fração pequena de centavo; 1 miota vale meio dólar; 1 giota vale 500 dólares e por aí vai... Isso é um erro muito bobo mas infelizmente muito comum de quem está começando neste mundo.


Quanto IOTA valerá no futuro?

Entendendo o básico sobre valorização e contagens, vamos ao o que interessa:

Geralmente quando alguém faz uma pergunta assim, outra pessoa a zoa, envia uma foto de um vidente etc (grupo do Bitcoin no facebook). Vamos ser mais maduros:

Já que não podemos afirmar o futuro, vamos imaginar: E se IOTA chegar ao nível do Bitcoin hoje?

Dependente do seu ponto de vista, você pode acreditar que isso acontecerá no futuro daqui a poucos ou muitos anos. Mas não vamos entrar nesta conversa, vamos simplesmente focar na pergunta, pois é uma visão bem conservadora.

Estamos em 09/10/17 (9 de Outubro de 2017), no momento em que escrevo isso, Bitcoin tem um market cap de 76.808.338.993 dólares (76,8 bilhões de dólares) e IOTA tem 1.364.677.101 dólares (1,3 bilhões de dólares).

Você deve estar lendo isso no futuro (seria estranho se fosse no passado) portanto se você quer visualizar os números atualizados, veja o coinmarketcap.com. Aqui no artigo eu usarei os valores de hoje, você pode querer fazer as mesmas contas no dia em que você está lendo.

Dividindo o market cap do Bitcoin com IOTA, temos 56,2831595.
Isso quer dizer que: IOTA é 56 menos valorizada que Bitcoin hoje.

Certo, se IOTA crescer 56,28 vezes, chegará ao nível do Bitcoin hoje. E caso isso acontecesse, quanto 1 miota valeria?

0,490974 * 56,2831595 = 27,6335679524

Isso mesmo, 1 miota valeria 27,63 dólares (com o valor do real hoje, 87 reais).

E quanto você lucraria caso investisse na IOTA neste exato momento e no futuro IOTA chegue ao nível que o Bitcoin é hoje?
A resposta já foi dada: 56,28 vezes.

Ou seja, se você investir 1000 reais neste exato mesmo (em que estou escrevendo este texto), você teria 56,28 mil reais no futuro. Belo lucro, não? Imagine então 10 mil reais, você teria mais de meio milhão de reais, e basta 20 mil reais para você ficar milionário (você teria 1,1 milhão!).

Enfim, nós focarmos na comparação com Bitcoin é útil para ficarmos com o pé no chão e não sonharmos demais. Há pessoas acreditando em valores muito altos como 1 miota valer 1000 dólares, isso necessitaria de um market cap de 2.779.530.283.000 (2,7 trilhões!) é quase o dobro da atual quantidade existente de dólares americanos. Não digo que isso seria "impossível", mas na minha opinião eu não gosto de pensar tão alto assim, por isso gosto de comparar com o Bitcoin hoje, pois eu acredito que em alguns anos (1? 3? 5?) IOTA chegará ao nível que o Bitcoin é hoje (e até passar), então consigo ter melhores noções sobre o futuro da moeda (a um prazo não tão longo).

Dominik (ou David?), co-fundador da IOTA disse no Slack "IOTA será 1 trilhão ou nada" (eu vi, mas alguém tem a print?), tendo a visão de que IOTA tem foco em adoção em massa. Se IOTA ser adotada em massa no futuro (o que na minha opinião é bem provável), podemos dizer que valerá muito.

Pessoas defendem que no futuro o mercado das criptomoedas aumentará muitíssimo, ultrapassando os trilhões, o que não é loucura imaginar vendo que o mercado das criptomoedas é um mercado de ativos ainda bebê (crescendo rápido), assim como os 10 maiores bancos do mundo já têm 20 trilhões em ativos! Assim, facilmente todas as criptomoedas terão altos valores no futuro, mas aqui nós estamos falando das criptomoedas como ativos, não como adoção real para serem usadas como dinheiro.

Importante notar que em nenhum momento estou falando da IOTA ultrapassar o Bitcoin, e sim "chegar ao o que o Bitcoin é hoje". Se por exemplo no futuro IOTA ter market cap de 76 bilhões e Bitcoin ter, sei lá, 500 bilhões, tudo o que eu disse está válido.

Importante notar também que IOTA tem uma quantidade fixa que já foi 100% distribuída, diferente de outras moedas que, quanto mais delas existem (ou são fabricadas / distribuídas), menos elas valem. Isso é um dos piores problemas das moedas "fiat" que usamos hoje: quanto mais fabricam, menos elas valem, mas este problema estaria totalmente resolvido com IOTA e outras criptomoedas!


Finalizando...

E é isso meus pequenos (ou grandes!?) investidores... Na minha opinião, IOTA abaixar a partir de hoje é inimaginável, eu acredito no futuro da tecnologia IOTA, assim como o futuro de sua criptomoeda, e na minha opinião eu acho difícil imaginar que 1 miota valendo 50 cents neste momento não crescerá e valerá mais no futuro. O pior caso em que imagino é IOTA não valendo tanto (mas ainda crescendo bem e nos fazendo lucrar), mas ainda assim, valer muito no futuro me parece mais provável.

Provavelmente você está lendo isso daqui a alguns anos e verá que este artigo estava certo... ou errado! Isso é o futuro que me dirá.

Próximo
« Próximo
Anterior
Anterior »